A questão da roupa na igreja

Vestimos roupa ou moda? As dúvidas sobre qual roupa usar é muito comum. Saiba aqui como é a roupa na igreja.

Muitos irmãos e irmãs ficam na dúvida sobre qual roupa usar no seu dia a dia depois que aceitam o Senhor como seu único salvador. Mas sendo filhos de Deus, temos em a unção que opera em nós e ao pedir para Deus sabedoria e discernimento sobre o que é certo e o que é errado, a vestimenta está inclusa e a unção nos ensina sobre isso também e conseguimos nos sentir bem com tal roupa ou não.

Em 1 Timóteo 2:9 vemos que “Da mesma sorte que mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso, não com cabeleira frisada e com ouro, ou pérolas, ou vestuário dispendioso”. Modéstia aqui, ou decoro, significa “com certo sentido de vergonha”. As irmãs, assim como os irmãos também, sabem o que é ou não vergonhoso vestir.

Portanto, eles devem saber se uma determinada veste é vergonhosa ou não para usá-la. Ambos precisam ser modestos e ter decoro na vestimenta.

Como saber o que é vergonhoso e o que é de bom senso?

Vemos no versículo 9 de 1 Timóteo a expressão de Paulo em relação a “traje decente”. Na igreja isso é um problema bem sério, pois temos o lado de que não devemos ter um código de trajes, onde se têm normas que restrinjam as irmãs e os irmãos de usar apenas vestidos (irmãs) e calças (irmãos). Isso porque é fato que não existe um regulamento.

Mas tem o outro lado que importa que tanto os irmãos como as irmãs cuidem para que o traje de ambos seja decente, ou seja, que cubra a nudez sem despertar a concupiscência. Vemos em Gênesis 3, após a queda de Adão e Eva quando comeram do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, se abriram os olhos, vendo que estavam nus. Assim, a roupa visa cobrir a nudez do homem caído.

Portanto, o objetivo da roupa é cobrir a nudez, tanto que o próprio Deus fez vestimentas de peles para Adão e para Eva, vestindo-os, como mostrado no versículo 21.

Se é para cobrir a nudez, nossa roupa não pode ter decote que mostre os seios ou no caso dos homens, o peito, saias, vestidos ou shorts curtos, transparência e outros pontos que levem as pessoas a voltar a atenção para seu corpo, principalmente na igreja, pois ao invés de prestar atenção na Palavra, tanto homens quanto mulheres vão desviar os olhos para a roupa do irmão ou irmã, seja para apreciar ou para criticar.

Isso significa que a questão da roupa é muito séria e podemos sim usar roupas da moda, mas que tenhamos cautela e que pedimos ao Senhor sabedoria e discernimento ao escolher nossos trajes para que não desviamos os irmãos e irmãs.

Curtir JF Jornal do Face
Curtir este Artigo

Leia também:

Olá, Sou Helenice Honório, Empreendedora Digital. VOCÊ deseja alcançar seus objetivos também? Faça como eu, torne-se um afiliado da Social Formula TOP agora e venha ter sucesso com a gente.Clique aqui e junte-se a equipe SFT!


ATENÇÃO: O meu blog utiliza Copyscape Premium, um serviço de detecção e notificação automática de plágio, por favor pense nas consequências negativas do Google penalizar seu website antes de duplicar o meu conteúdo.